-: fev 28, 2018 / Editor

17 DICAS DE SEGURANÇA PARA EMPRESAS

0

1– Após o expediente, ao sair de seu local de trabalho, verifique se todas as portas e janelas estão fechadas e não se esqueça de acionar o alarme, caso haja.

2- Fique atento ao movimento de pessoas que, sem motivo justificável, permaneçam nas proximidades, e estabeleça senhas para comunicação com a vigilância.

3- Em horário mais avançado, a saída da dependência deve ser feita em grupos, sem deixar de observar outras medidas de segurança.

4- Nas reuniões, discuta com sua equipe aspectos de segurança no ambiente de trabalho. Esteja sempre atualizado sobre o assunto.

5- Periodicamente, avalie com sua equipe se todos conhecem as providências necessárias numa situação de sequestro.

6- Desconfie de pessoas que de uma hora para outra passam a fazer “visitas” a sua empresa com o propósito de lhe oferecer, ou a seus empregados, algum produto ou serviço não solicitado. Muitas vezes os marginais valem-se desse subterfúgio para conseguir informações da pessoa que está sendo visada como alvo de um sequestro. Caso tenha qualquer dúvida, confira as credenciais do visitante junto à empresa que ele representa.

7- Nunca forneça seus dados ou da empresa a estranhos por telefone e oriente seus funcionários e pessoas próximas para que ajam da mesma forma. Anote o nome e número do telefone da pessoa para que possa retornar posteriormente e, se for o caso, fornecer os dados solicitados. Agindo dessa maneira você terá tempo de refletir sobre a real necessidade e conveniência de fornecer tais informações.

8– Cuidado com pessoas que, por telefone, tentam lhe vender coisas ou atualizar seus dados cadastrais. Não são poucos os casos de pessoas que, fazendo-se passar por funcionários ou administradoras de cartões de crédito, bancos, estabelecimentos comerciais ou instituições de caridade ligam solicitando informações pessoais para atualização do cadastro. Você pode estar prestando valiosas informações a marginais.

9- Mantenha suas gavetas fechadas sempre que estiver ausente da sala, mesmo por um curto período de tempo. Nunca deixe pastas, bolsas, carteiras, talões de cheques, cartões de crédito, chaves e outros pertences valiosos em locais de fácil acesso.

10- Tenha um cuidado especial com as chaves de sua residência. Evite deixá-las sobre a mesa de trabalho ou em gavetas abertas quando se ausentar. Alguém mal intencionado pode fazer uma cópia das chaves em poucos minutos sem que você perceba.

11- Cuidado com conversas reservadas ao telefone. Certifique-se de que outras pessoas não estejam ouvindo. Muitos “assuntos pessoais e profissionais”, quando ouvidos e interpretados indevidamente podem gerar sérios problemas e constrangimentos.

12- Atenção especial deve ser dedicada aos grampos telefônicos e às escutas ambientais, que estão diretamente relacionados ao sigilo das informações. Já foram registrados casos de funcionários, exfuncionários, cônjuges, ou outras pessoas que por motivos muitas vezes fúteis, contratam detetives para obter informações tiradas de conversas telefônicas, na intenção de usá-las posteriormente para uma chantagem.

13– Documentos que contenham informações importantes da empresa devem ser mantidos em local reservado e fora do alcance de pessoas estranhas. A proteção das informações de uma empresa é, muitas vezes, mais importante do que a proteção de seu patrimônio.

14- Não confie a guarda ou o transporte de valores a menores ou a pessoas inexperientes. Se for obrigado a fazê-lo, alerte-os contra a ação dos vigaristas que agem nos centros bancários.

15- Tome cuidados especiais se sua empresa está localizada em áreas consideradas perigosas e com elevados índices de criminalidade. Da mesma forma, previna-se caso trabalhe em locais isolados ou em horário noturno.

16- Respeite sempre seus colegas de trabalho. Evite atitudes hostis e de confrontação. Nunca discuta ou humilhe quem quer que seja e mantenha a calma ao tratar com pessoas nervosas, aborrecidas ou irritadas.

17- Se trabalhar fora das instalações da empresa, procure ter sempre em seu poder um telefone celular. Ele pode ser de extrema utilidade em situações de emergência.

Postado em: Dicas
Comentários
Sem Comentário
Sem comentários ainda.
Poste Sua