CUIDADOS EM CONDOMÍNIOS
OS FUNCIONÁRIOS
– A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa, com pesquisa da vida pregressa dos candidatos e criteriosa verificação das fontes de referência.
– Preferencialmente, o condômino deve manter a máxima discrição quanto aos valores guardados em casa, existência de cofres, etc.
– O pessoal de zeladoria, principalmente aqueles que desempenham funções na portaria do prédio, deve ser alertado periodicamente
sobre os diferentes expedientes usados pelos delinquentes e devem estar capacitados para tomar providências quando necessário.
– Os colaboradores do GRUPO GR passam por treinamento e reciclagens periódicos, nos quais temas como segurança, postura, novas modalidades de assaltos, etc., são abordados com frequência.
ACESSO DE VISITANTES / PRESTADORES DE SERVIÇOS
– Ao receber visitas de pessoas que não sejam íntimas, prefira utilizar as áreas comuns de seu condomínio, de preferência à vista dos funcionários do empreendimento.
– Ao atender visitantes, na ausência de clausura, o porteiro deve manter os portões fechados e as pessoas do lado externo do condomínio.
– Avisar o condômino sobre visitas, entregas, etc., e só permitir acesso às dependências mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário.
– Antes de autorizar a entrada, o morador deve sempre ter a certeza que conhece o visitante e que ele é bem vindo à sua residência.
– Evitar permitir que os empregados domésticos ou crianças possam autorizar o acesso de visitantes.
– O acesso de prestadores, sempre que possível, deverá ser restrito a um horário pré-fixado e ser precedido das cautelas disponíveis.
– Ao receber prestadores de serviços, é necessário identificá-los, anotar os dados de seus documentos.
ITENS DE SEGURANÇA NO CONDOMÍNIO
– As entradas -social e de serviço- devem possuir clausura (área de acesso entre dois portões) para que tanto condôminos como visitantes e prestadores de serviços possam passar por identificação e cadastro sem ficar expostos na rua. Da mesma forma evita-se o acesso livre ao condomínio ao abrir o primeiro portão.
– As entradas do condomínio – social, de serviço e garagem – devem ser suficientemente iluminadas, evitando-se o uso de obras de arte, de decoração e de jardinagem que obstruam a ampla visão do local à distância ou através das câmeras de vigilância.
– Os acessos aos apartamentos igualmente devem ser dotados de boa iluminação e as portas devem ser sólidas, dispondo de “olhos mágicos” ou outro dispositivo que permita a observação do lado externo.
– O interfone é de grande valia para que, em caso de emergência, o morador comunique a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis em seu “hall” de entrada.
– Havendo outros prédios conjugados ou próximos, por consenso dos seus moradores, poderá ser instalada uma ligação pelo interfone de suas portarias ou zeladorias, ou mesmo de um simples alarme sonoro que funcionará como pedido de auxílio nos momentos de perigo.
– O mesmo alarme sonoro, acústico ou luminoso, poderá ser instalado em casa vizinha, estabelecimento comercial ou simplesmente em local externo, à vista dos moradores das imediações, com divulgação da instalação desse recurso.
– A guarita, que é o primeiro alvo em caso de invasão, deve ser blindada, mantida fechada durante o maior tempo possível. Para tal, é recomendada a colocação de passa-volumes para o recebimento de entregas aos condôminos e documentação por parte de prestadores de serviços, assim como a instalação de interfones para comunicação. A guarita deve ser recuada do portão, com grades altas ao redor do prédio e o portão da garagem controlado pela portaria.
– Os equipamentos de segurança (portas de entrada, portões de garagem, extintores, etc.), devem ser checados periodicamente e precisam estar em perfeitas condições.
– As chaves que forem confiadas a serviçais (faxineiras, motoristas, cozinheiras, etc.) não devem abranger todas as portas do apartamento, permitindo-se o isolamento de algumas dependências privadas, principalmente durante o repouso noturno, evitando que os empregados possam ser coagidos a abrir as portas de que possuam as chaves, surpreendendo os demais moradores.
– Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, as entradas do edifício devem se manter fechadas.
– É importantíssimo um sistema de segurança com: iluminação em todas entradas, iluminação e instalação de câmeras nos principais pontos sensíveis do condomínio e alarmes em centrais de monitoramento.
ENTREGAS
– A entrega de encomendas, flores, correspondências, etc., que não tenham sido solicitadas ou que não estejam sendo esperadas devem ser recusadas, ainda que o portador se apresente na companhia de empregados do condomínio.
– Quando recepcionar entregadores de encomendas, faça-o nas áreas de uso comum do edifício, à vista dos funcionários da portaria.
– No caso de pequenas entregas, sugere-se uma caixa na recepção com portinhola (passa-volumes), para evitar a entrada do entregador.
– Quando estiver aguardando entrega no domicílio, o condômino deve avisar/instruir a portaria para receber as encomendas, evitando assim a presença de estranhos em seu apartamento.
– No caso de entrega de encomendas, o porteiro deve avisar o condômino e solicitar sua presença na portaria.
– Na ausência do condômino, deve-se receber e guardar a encomenda para, posteriormente, ser retirada pelo morador ou entregue por um funcionário.
– Jamais deve se permitir que o entregador suba e realize a entrega pessoalmente.
CUIDADOS DO SÍNDICO
– Manter uma lista com informações sobre atuais e ex-funcionários e reforçar a proibição de entrada sem autorização.
– Planejar cuidadosamente a cobertura dos períodos de almoço e troca de turnos. É geralmente nesses instantes que o condomínio fica mais vulnerável.
– Procurar solucionar problemas do bairro, como: terrenos baldios, acúmulo de lixo, veículos abandonados ou ruas mal iluminadas. Essas situações podem comprometer a segurança de seu condomínio.
– Desenvolver reuniões periódicas com os condôminos a fim de despertar a consciência para a segurança de todos.
– Coordenar o cadastramento dos dados pessoais, dos veículos e até de parentes próximos de todos os condôminos, para uso em caso de emergência e do controle de acesso ao condomínio.
– Estabelecer o sistema de identificação com crachá para todos os visitantes, com assinatura do condômino visitado.
– Acompanhar o andamento de todos os trabalhos e atividades realizados no edifício.
– Na contratação dos funcionários, após exigir documentos, referências e certificar-se quanto à autenticidade e veracidade das informações, dar preferência para os que possuam cursos de formação e treinamento.
– Realizar o treinamento e reciclagem periódicos de seus funcionários, visando à segurança do condomínio.
CUIDADOS DA PORTARIA
-Não permitir a saída de visitante que carregue objetos ou pacotes, sem autorização do morador visitado.
– Se observar veículo com um ou mais ocupantes estacionado nas proximidades do prédio por longo tempo ou que passe várias vezes, lentamente, parecendo estar observando a rotina da portaria e do acesso à garagem, acione a polícia.
– Ao abrir o portão da garagem, identificar o motorista e observar se não há risco de entrar alguém junto (exemplo: escondido, abaixado no banco traseiro).
– Na entrada ou saída de pessoas do condomínio, somente abrir o portão após verificar se não há suspeitos nas proximidades.
CUIDADOS DO CONDÔMINO
– Separe antecipadamente todas as chaves e controles que precisará para entrar no condomínio, agilizando ao máximo o seu acesso.
– Ao sair para fazer caminhada pelas ruas do bairro, procure sempre estar acompanhado(a) por vizinhos / parentes / amigos e evite ruas desertas ou mal iluminadas.
– Não acione portas e portões automáticos de longe, especialmente se observar pessoas estranhas nas proximidades.
– Alterne as ruas que utiliza para chegar a seu condomínio. Prefira pontos que lhe são conhecidos e movimentados.
– Mantenha sempre com você os telefones da portaria e do síndico. Se notar algo estranho, avise imediatamente ou peça ajuda.
– Desconfie de pesquisas que mapeiam a renda ou hábitos de sua família. Não divulgue informações pessoais e oriente seus familiares e amigos a agir da mesma forma.
– A sua compreensão e colaboração às normas e procedimentos são fundamentais para a sua própria segurança, de seus familiares e do Condomínio. Cada condômino deve ter a consciência da importância de se cumprirem as normas e procedimentos de segurança e devem exigir que as mesmas sejam sempre cumpridas por todos.
– Elogiar as ações dos funcionários que visam garantir a segurança de todos os condôminos, mesmo quando representam algum transtorno para si ou para suas visitas.
– Ao chegar ou sair do condomínio ou da garagem, observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas. Se houver, aguardar ou dar voltas até sentir-se em segurança.
– Ao estacionar seu veículo na garagem, mantê-lo trancado, sem pacotes nem objetos à vista e com o alarme ligado.
– Alertar a portaria para que a mesma receba as encomendas feitas ou o avise para que vá atender ao entregador na recepção/portaria.
– Quando solicitado à portaria, verificar se o assunto lhe diz respeito, só então descer à recepção para atender.
– Ao contratar empregados (domésticas, babás, motoristas, etc.) somente os receber na portaria, exigir documentação e referências, averiguando a autenticidade e veracidade das informações.
– Não deixar cópias das chaves do seu apartamento na portaria.
– Em caso de alguma situação suspeita, solicitar o apoio policial através do tel.: 190.
– Não entre em elevadores com estranhos ou pessoas suspeitas. Caso necessário diga algo como “puxa esqueci minha chave’’.
– Evite dar informações a estranhos de hábitos do condomínio.
EM CASO DE OCORRÊNCIA
– Se, infelizmente, for surpreendido por assaltantes, procure manter a calma.
– Não encare os meliantes diretamente e nem discuta com eles.
– Havendo oportunidade, diga que não guarda valores em casa, por exigência do seguro, e que está aguardando visitas.