CUIDADOS NO COMÉRCIO
Cabe ressaltar que não apenas mudanças estruturais são importantes, mas principalmente uma mudança de comportamento, criando-se uma cultura de prevenção, que seja baseada em medidas simples e sem custo na maioria dos casos, e que promovam níveis muito melhores de segurança e paz em um dos setores fundamentais para a sociedade: o comércio.
– Nunca divulgue a existência de valores em espécie a ninguém.
– Procure sempre que possível depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local.
– Evite ficar sozinho no estabelecimento comercial.
– Mantenha uma boa visibilidade dentro do estabelecimento.
– Instale espelhos e equipamentos de segurança.
– Tenha mais de um cofre, colocando um deles em local bem discreto.
– Mantenha a frente e os fundos do comércio bem iluminados no período noturno, e tenha equipamentos de monitoramento, pois eles inibem a ação de criminosos.
– Escolha locais estratégicos para a instalação dos caixas.
– Afixe nas paredes do estabelecimento comercial cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares.
– Não é recomendável contar dinheiro na frente de clientes.
– Fique atento, pois a desatenção e fragilidade do espaço físico são os principais fatores que desencadeiam roubos e assaltos no comércio de maneira geral.
– Observe com atenção e cuidado as pessoas que permanecem um grande período no estabelecimento sem objetivos de comprar ou consumir alguma coisa.
– Estabeleça códigos entre os funcionários que indiquem situações de risco, tal como uma frase, que, ao ser dita, servirá como alerta para que chamem a polícia. Este código deve ser alterado periodicamente.
– Uma rede de proteção comunitária também é indicada para lojistas. O comerciante pode, por exemplo, instalar uma luz na loja vizinha que, acesa, indicará uma situação de perigo.
– Como é comum que funcionários sejam trancados em banheiros, este é o local mais conveniente para se instalar o botão de alarme e também para deixar escondido um telefone celular.
– Fique atento ao contratar pessoas para serviços esporádicos.
– Caso alguma chave das portas de acesso ao interior do estabelecimento comercial seja perdida, providenciar a troca do segredo da fechadura.
– Ao copiar chaves, nunca mencione onde elas serão usadas. Procure ter um chaveiro de confiança.
– Faça depósitos bancários frequentes e em horários alternados.
– Nunca reagir contra o bandido, tentando agarrá-lo ou agredi-lo, pois ele poderá estar acompanhado de outros cúmplices.
– É sempre importante manter a calma, isso ajudará na memorização das características dos meliantes (aparência, vestuário, etc.), que é fundamental para a polícia capturá-los.
– Não ter em seu poder armas, pois ela poderá aumentar o risco em caso de um assalto.
– Se presenciar um furto, ligar para o 190 e tentar não interferir.
– Registrar o Boletim de Ocorrência, mesmo que tenha ocorrido somente tentativa de assalto.
– No caso de furto ou qualquer ocorrência policial, não perca tempo, comunique imediatamente à Polícia Militar mais próxima da área.