O Porteiro deve…
O Porteiro pode solicitar uma viatura da PM para verificar apenas uma suspeita?
Essa pergunta é de suma importância para entendermos o trabalho da policia militar. A função precípua da policia militar é evitar que o crime aconteça, através do patrulhamento ostensivo.
O policial militar não deve ser acionado, somente para casos de flagrante delito, ou seja, com o crime já em andamento. No caso de fundadas suspeitas, o porteiro pode solicitar uma viatura da PM para fazer uma averiguação.
Vamos a um exemplo prático: O porteiro visualiza um jovem usando capote de frio em pleno verão, parado, do outro lado da rua, olhando em direção ao prédio. De vez enquando ele leva a mão na cintura, dando a impressão que esta portando uma arma de fogo. O porteiro liga para o 190 e relato o ocorrido. Uma viatura é acionada ao local e o individuo é abordado e revistado, sendo que o mesmo não portava arma de fogo e sim carregava na cintura um telefone celular. O rapaz alega que trajava roupa de frio no calor, pois estava com pneumonia.
O policial faz levantamento dos antecedentes criminais do rapaz e verifica passagem pela policia, mas não consta mandado de prisão. O averiguado não conseguiu explicar o que fazia no local, mas como não estava em situação de flagrante delito foi liberado.
Esse indivíduo suspeito poderia estar tentando levantar algumas fragilidades do prédio em questão, mas com a pronta atuação do porteiro e dos policiais, com certeza não retornara tão cedo ao bairro.
Porteiro não pode reter documento de visitantes.
O porteiro, em hipótese alguma poderá reter documento de quem quer que seja na portaria, conforme dispõe a Lei federal 5553 de 06.12.68 que dispõe em seu artigo 1:
“A nenhuma pessoa física, bem como a nenhuma pessoa jurídica de direito publico ou privada, é licito reter qualquer documento de identificação pessoal, ainda que apresentado por fotocópia autenticada”.
Cabe ao porteiro, solicitar o documento pessoal com foto do visitante para fazer as devidas anotações e em seguida promover a devolução do documento ao visitante. A lei 9453 de 20 de março de 1997 em seu art. 2, parágrafo 2 estabelece que:
“Quando o documento de identidade for indispensável para a entrada de pessoas em órgãos públicos ou particulares, será seus dados anotados no ato e devolvido o documento imediatamente ao interessado”.
Por que o Porteiro não deve sair da guarita?
A permanência do porteiro no interior da guarita é de suma importância para a segurança da portaria. A película de controle solar e segurança (insulfilm) colocada nos vidros da portaria colaboram com a segurança, visto que permite que o porteiro até mesmo vá ao sanitário sem que ninguém note sua ausência momentânea, não impedindo que ele continue observando o que se passa porque ninguém o vê do lado de fora.
Para isso a portaria tem que ser mantida com todos os vidros fechados, dispor de sanitário e, se mesmo assim, o porteiro necessitar ausentar-se, deve haver alguém disponível para ficar no seu lugar. Caso algum marginal esteja sondando o prédio e perceba que existem momentos em que a portaria fica abandonada, será um atrativo a mais para que ele tente um assalto.
Outro detalhe importante é que o porteiro não tem que sair da portaria para atender quaisquer visitantes ou moradores que irão entrar no condomínio. Sempre deve ser utilizado o porteiro eletrônico. Caso esteja quebrado, deve ser reparado de forma rápida, sendo considerado como serviço urgente.
Porteiro: situações que levantam suspeitas
Pessoas paradas nas proximidades do prédio, lendo jornal ou andando vagarosamente, de um lado para o outro;
Individuo em ponto de ônibus, mas não sobe em nenhum;
Pessoas que demonstrem nervosismo ou pressa em demasia junto ao interfone;
Mendigos ou vendedores ambulantes, estranhos ao local;
Pessoas desejando usar o banheiro do edifício;
Surgimento na portaria de supostos funcionários de empresa telefônica, água, luz etc., desejando fazer inspeção de rotina ou manutenção e que não foram acionados por ninguém do edifício;
Pessoas que resistem a se identificar;
Veículo quebrado, nas proximidades do edifício com reparo demorado;
Veículo parado nas proximidades do prédio com o motor ligado e o motorista dentro do veiculo;
Qualquer pessoa que preste muita atenção no prédio e na sua movimentação;
Individuo com roupa de inverno em tempo quente;
Pessoas que não queiram apresentar documentos ou aleguem que não os estão portando;
Situações onde pessoas simulam acidente, doença ou qualquer tipo de socorro e pleiteiam o uso do telefone da portaria ou qualquer tipo de auxilio. A recomendação é avisar imediatamente a Policia militar pelo fone 190 ou Resgate pelo fone 193, anotando a hora da ligação e o nome do policial que atendeu a chamada;
Pessoas utilizando o telefone público (orelhão) ou através de celular, por muito tempo, nas proximidades;
Se houver ponto de ônibus, no campo de visão do porteiro, prestar atenção na fila, mormente àquelas que por lá permanecem por muito tempo;
Camelos que se instalam repentinamente no local;
Quando estranhos se dirigirem ao interfone, junto ao Portão Principal, prestar atenção se o tom da voz é vacilante ou demonstrar nervosismo sem motivo aparente;
Pessoas com postura intimidativa. Ex: ”Você sabe com quem esta falando”, “Vou contar tudo isso para o sindico ou morador, que é meu amigo”, “Vou fazer você perder esse emprego”. O porteiro jamais deve ceder às intimidações e sim fazer cumprir as normas e procedimentos de segurança aprovados em assembléia de condôminos;
Pessoas extremamente gentis, propondo algum tipo de vantagem ou beneficio.
Porteiro e as qualidades que deve ter.
Função de suma importância para a segurança do edifício. É o responsável pelo monitoramento do controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos.
Funcionário uniformizado, treinado e habilitado para exercer as funções de recepção com foco em segurança.
QUALIDADES DO BOM PORTEIRO:
– ATENÇÃO: qualquer descuido pode facilitar a invasão do condomínio
– RESPONSABILIDADE: a segurança dos moradores e demais funcionários dependem diretamente de sua atuação.
– PONTUALIDADE: o respeito ao colega de trabalho começa com o respeito aos horários.
– ASSIDUIDADE. Faltas geram grandes problemas a administração, podemdo ocacionar até a demissão.
– AUTO CONTROLE: atuar com profissionalismo é não perder a calma e a razão.
– AUTO CONFIANÇA: geralmente o trabalho do porteiro é solitário. Na maioria das vezes terá que tomar decisão sozinho. Mas nada impede que na dúvida, o porteiro peça orientação a seu superior hierárquico.
– RELACIONAMENTO HUMANO: lidar com pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais, essa é a função diária do Porteiro. Portanto, ele terá que saber se relacionar com todas elas.
Portanto, o Porteiro deve:
– Falar pouco, somente o necessário.
– Ouvir com atenção e não se esquecer de sempre anotar todas as informações.
– Desconfiar sempre de pessoas que falam muito, principalmente aquelas que fazem perguntas dirigidas as questões de segurança do condomínio ou referente à vida dos moradores.
– Jamais comentar assuntos referentes a seu serviço e nunca passar informações internas do prédio em público, com pessoas estranhas ao ambiente de trabalho, familiares e amigos namorados (os) e porteiros de outros prédios.
– Não permitir que pessoas estranhas ao condomínio tomem ciência das normas de procedimentos internos e dos equipamentos de segurança existentes.
Medidas a serem tomadas no caso de incêndio e a importância da conservação.
Telefonar ao Corpo de Bombeiros. 193
Fechar o registro de gás existente perto do medidor.
Chamar os elevadores para o pavimento térreo e certificar-se de que os mesmos estão vazios e desligá-los.
Desligar a chave geral do quadro de distribuição de energia elétrica.
REGIS OLIVEIRA